Segundo Beukelman & Mirenda (1998) Comunicação significa, etimologicamente, “tornar comum”. É um processo ativo e intencional de troca de informação, que envolve a codificação, a transmissão e a descodificação de ideias, pensamentos, necessidades e desejos entre duas ou mais intervenientes, devendo estes possuir um código comum.
Linguagem – é uma atividade complexa nervosa que permite ao indivíduo se exprimir e compreender conceitos. É um conjunto de palavras faladas, símbolos escritos ou gestos que uma pessoa usa para comunicar com outra.
American Speech-Language –Hearing Association, ASHA (1989)
Geralis (2007)
Importância da Comunicação
A fala é a forma mais comum de expressão utilizada pelo ser humano; contudo, crianças e adultos que apresentam determinadas patologias necessitam, de um modo de comunicação não oral alternativo ou complementar à fala.
A dificuldade em comunicar pode trazer consequências já que a comunicação é fundamental na interação social, pois é através dela que concretizamos aquilo que pensamos e sentimos.
American Speech-Language –Hearing Association, ASHA (1989)
Comunicação Alternativa: refere-se a qualquer forma de comunicação diferente da fala, usada por um indivíduo num contexto frente a frente.
Comunicação Aumentativa: é uma forma de comunicação complementar ou de apoio com o duplo objetivo de promover a fala, ou de garantir uma forma de comunicação.
Tetzchner & Martinsen (2000)
Se continua curioso(a) por saber mais sobre este tema, veja em http://www.assistiva.com.br/ca.html pois achamos este link bastante completo e elucidativo. Veja até ao fim, pois encaminha para software bastante interessante nesta área, tendo a possibilidade de "baixar" uma lição sobre o BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO.
Este artigo faz uma boa introdução à Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa. Para saber mais consultem o nosso blog!!
ResponderEliminar