quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

HISTÓRIA EM SPC PARA ADOLESCENTES


Desta vez deixamos uma bela história adaptada em SPC, que pode ser utilizada como recurso para adolescentes - "O Pássaro da Alma". Tem um conteúdo muito rico para se explorar!

HISTÓRIA EM SPC PARA CRIANÇAS


Em crianças e jovens com graves perturbações na oralidade, são desenvolvidos meios alternativos e aumentativos de linguagem/comunicação, que poderão ser gestos, símbolos, fotografias, histórias ou outros, cuja finalidade é permitir uma comunicação o mais eficaz possível, dentro das suas capacidades.
Atualmente existem livros de histórias que são adaptados com símbolos pictográficos de comunicação,  como tal, aqui deixamos uma história que pode ser utilizada como recurso para os mais pequenos com uma ilustração muito apelativa - "Quando a mãe grita".

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

JOGOS EDUCATIVOS

Recorrendo às TIC, os Jogos Educativos para além da parte lúdica, facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução dos problemas propostos permitindo às crianças ou jovens raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, literacia, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva.

Poderão divertir-se e treinar o raciocínio fazendo já um primeiro clique: Cálculo/Matemática 


DOWNLOAD DE ATIVIDADES - TECNOLOGIA ASSISTIDA

Recorrendo às TIC, aqui vos disponibilizmaos ajuda para fazer download de diversas atividades para trabalhar com crianças com necessidade aos recursos de Teconologia Assistida - clique aqui.

HISTÓRIA DA LEBRE E DA TARTARUGA EM LGP



Para professores, educadores, pais, crianças surdas e crianças ouvintes, aqui deixamos um vídeo para verem a história "A Lebre e a Tartaruga" que todos conhecemos tão bem, mas em LGP.

COMUNICAR COM SÍMBOLOS...


Breve apresentação do software "Comunicar com Símbolos". Este software inclui mais de 10.000 símbolos para a literacia da Widgit e síntese de voz. Indicado para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita e para os que usam os símbolos como apoio à comunicação e à linguagem.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ATIVIDADE LÚDICA/PEDAGÓGICA



Apresentamos uma atividade lúdico/pedagógica bem divertida... é a "Canção do Piolho", baseada no livro "O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade", uma obra escrita a pensar nas crianças com Necessidade Educativas Especiais (NEE), da autoria de Lurdes Breda. Este livro bilingue utiliza o sistema de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (SCAA)

Segundo Beukelman & Mirenda (1998) Comunicação significa, etimologicamente, “tornar comum”. É um processo ativo e intencional de troca de informação, que envolve a codificação, a transmissão e a descodificação de ideias, pensamentos, necessidades e desejos entre duas ou mais intervenientes, devendo estes possuir um código comum.

Linguagem – é uma atividade complexa nervosa que permite ao indivíduo se exprimir e compreender conceitos. É um conjunto de palavras faladas, símbolos escritos ou gestos que uma pessoa usa para comunicar com outra.
American Speech-Language –Hearing Association, ASHA (1989)

Fala – é o processo de produzir sons e combiná-los em palavras, para a comunicação. É um ato motor neurológico bem programado que permite a articulação de sons. A fala é a forma de expressão mais utilizada pelo ser humano quando pretende comunicar.

Geralis (2007)

Importância da Comunicação
A fala é a forma mais comum de expressão utilizada pelo ser humano; contudo, crianças e adultos que apresentam determinadas patologias necessitam, de um modo de comunicação não oral alternativo ou complementar à fala.

A dificuldade em comunicar pode trazer consequências já que a comunicação é fundamental na interação social, pois é através dela que concretizamos aquilo que pensamos e sentimos.
 
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) consiste numa área da prática clínica que pretende compensar, de forma temporária ou permanente, os défices ou dificuldades do indivíduo com graves problemas comunicativos.
 American Speech-Language –Hearing Association, ASHA (1989) 
Comunicação Alternativa: refere-se a qualquer forma de comunicação diferente da fala, usada por um indivíduo num contexto frente a frente.
 
Comunicação Aumentativa: é uma forma de comunicação complementar ou de apoio com o duplo objetivo de promover a fala, ou de garantir uma forma de comunicação.
  Tetzchner & Martinsen (2000)
Se continua curioso(a) por saber mais sobre este tema, veja em http://www.assistiva.com.br/ca.html pois achamos este link bastante completo e elucidativo. Veja até ao fim, pois encaminha para software bastante interessante nesta área, tendo a possibilidade de "baixar" uma lição sobre o BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO COM BOAS LEITURAS

  

Nesta época natalícia, através deste vídeo oferecemos a todos algum vocabulário alusivo ao Natal em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Como é Natal, também oferecemos umas "luzes" sobre...
Os sistemas de comunicação sem ajuda
São aqueles em que recorrem às expressões próprias daquela pessoa, tais como os sinais: manuais, expressões faciais, língua de sinais, movimentos corporais, gestos, piscar de olhos para indicar “sim” ou “não”. Esses são os recursos da própria pessoa. As expressões são totalmente produzidas pelos seus usuários, ou seja, ela é realizada por meio das ações que o próprio aluno pode produzir sem o auxílio de outra pessoa ou de equipamentos.

·         A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica - Aqui pode ver o exemplo do alfabeto em LGP.
·         É produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual.
·         Tem um vocabulário e organização próprios.
·         Como qualquer língua oral, a LGP possui variantes dentro do seu próprio país (idioma), alterando, relativamente, de região para região.
·         É um sistema em constante renovação e evolução: apresenta o fenómeno da dinâmica linguística.
A ter em conta com pessoas surdas:
·         Falar de maneira clara pronunciando bem as palavras.
·         Usar um tom normal de voz.
·         Ser expressivo a falar.
·         Não falar ara o intérprete (se o houver), mas sim para a pessoa surda.

Mais uma vez, Feliz Natal e que os vossos desejos para 2012 se realizem!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SISTEMAS DE CAA

Boa Noite! Achamos que foi desta vez!
O nosso blogue é sobre "Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa" (CAA).


Estamos um pouco cansadas, em breve atualizamos a informação...


Até breve, paz e saúde!


Cátia Almeida e Sara Gaspar